terça-feira, 29 de setembro de 2009

TAÍS E SEUS CACHOS MUDAM A HISTÓRIA DO NEGRO NA TV

Não é "só" a ditadura da chapinha para alisar cabelos que está em jogo com os tão comentados cachos de Taís Araújo em "Viver a Vida" (Globo),de Manoel Carlos.Sua personagem na novela das oitoé um marco na história dos negros na teledramaturgia brasileira.
A opinião é do estudioso do tema,o cineasta Joel Zito Araújo,autor do livro"Negação do Brasil-O Negro na Telenovela Brasileira"(2000).Não apenas pelo fato de ser a primeira protagonista negra no horário nobre, mas porque "o tratamento dado ao personagem é inédito". "Desta vez Taís, não está inserida em um contexto branco como aconteceu em 'Da Cor do Pecado' [novela das sete de 2004], quando a atriz se tornou a primeira protagonista negra cujo tema não era escravidão".
Em "Viver a Vida", "ela tem uma família negra em que cada membro tem sua história". Para Joel, o fato de a personagem ser top model é importante para a autoestima dos negros.
Também é inédito que os cabelos crespos sejam valorizados e não alisados, como em papéis antes interpretados por Taís.
Em "A Favorita", sua novela anterior, o cabelo era tão liso que teve de por peruca. Supervisor de caracterização de "Viver a Vida", Fernando Torquatto diz que " era hora de Taís surgir com o cabelo dela". "Queria glamour para a raça, a exuberância do cabelo natural.". O segredo daqueles cachos " é hidratação e leave in". Cabeleireiro-celebridade Marco Antônio de Biaggi diz que a novela reforça tendência "antichapinha", apesar de a personagem também usar cabelo liso.
(Folha de São Paulo, terça feira, 29 de setembro de 2009, E4, Ilustrada - Outro Canal)



(Ensaio fictício na novela Viver a Vida, que segundo os figurinistas da novela, Marie Salles e Antônio Medeiros, o ensaio foi inspirado na modelo Veruska, famosa por editoriais na África, nos anos 70. Meias com a estampa de bichos, cabelo selvagem e pinturas de bicho foram as características usadas no ensaio da modelo.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário