domingo, 1 de novembro de 2009

MARCHONS, MARCHONS - BIQUINHO PRA COMER

A culinária francesa sempre teve fama de "metida"... E tudo por culpa da Catarina de Médici, uma italiana da classe nobre, que casou-se com Henrique 2º, rei da França (seu reinado foi de 1547 a 1559).A "dondoca" vinha de uma família superpoderosa de Florença e, quando arrumou as malas para a França, levou o batalhão de cozinheiros de sua corte com ela! Como os alimentos que existiam em um país nem sempre estavam à disposição no outro, os cozinheiros de Catarina tiveram que se virar com o que existia na França. E acabaram criando pratos deliciosos que formam uma parte do que é hoje a culinária francesa!
As coisas começaram a mudar no século 18, quando o cozinheiro francês Beauvilliers abriu, em 1765, um bouillon em Paris: nascia o primeiro restaurante! Hoje parece comum, mas um lugarzinho cheio de pequenas mesas cobertas com toalhas, onde não era preciso cozinhar, apenas comer (e pagar, é claro!), era uma idéia bem diferente!Foi um tremendo sucesso! E, entre 1790 e 1814, os grandes chefs que cozinhavam para os aristocratas passaram a abrir seus próprios negócios!
Para deixar a culinária francesa mais gostosa e sempre moderna, um grupo de cozinheiros criou, a partir da década de 1970, a nouvelle cuisine! "Xi, a cozinha francesa ficou mais metida ainda?". Não, na verdade, a idéia era deixar os pratos mais leves, com menos molhos, prepará-los com ingredientes fresquinhos e deixá-los com uma aparência natural!
Vários foram os chefs que contribuíram para a nouvelle cuisine, entre eles: Michel Guérard, Jean e Pierre Troisgros e Alain Chapel. Mas o nome mais lembrado é sempre o de Paul Bocuse (até no nome a gente tem que fazer biquinho)!
Hoje dá para perceber como a cozinha francesa foi importante até nas palavras que usamos, "emprestadas" do vocabulário francês: menu, filé mignon, vinagrete, glacê, chef e, é claro, restaurante!
Aliás, você sabia que a palavra restaurante vem do nome de uma casa de pasto (comida) inaugurada no ano de 1767, em Paris, que se chamava restaurant?
Quer ficar por dentro de algumas curiosidades sobre pratos franceses tão comuns no nosso dia-a-dia como a omelete e a mousse?
Diz uma lenda que, em uma das viagens do imperador Napoleão e seu exército para o sul da França, eles decidiram descansar uma noite perto da cidade de Bessieres. O dono de uma hospedaria preparou uma deliciosa omelete, que encantou o imperador francês. No dia seguinte, Napoleão ordenou aos pobres moradores que juntassem todos os ovos do vilarejo e preparassem uma superomelete para o seu exército!
Quanto à mousse... você sabia que a palavra mousse vem de um termo francês que significa "espumante"? Dá água na boca só de pensar em uma musse de chocolate bem geladinha, né? Pois agradeça à princesa espanhola Anne por ter apresentado o chocolate aos francese, quando se casou com o rei Luís 8º em 1615, contribuindo para o paladar de muitos franceses que eram loucos por doce!


Todo Ano Novo a história se repete: enquanto os adultos brindam a passagem do ano com champanhe, você bebe refrigerante, não é mesmo? Mas não pense que você está perdendo muito, pois sabe o que faz essa bebida ser especial? O gás! E isso o refrigerante tem de monte...
De uma maneira geral, o champanhe nada mais é do que um vinho com gás! Mas você sabe quem inventou essa bebida e como foi descoberto esse segredinho?

Dom Pierre Pérignon era um preparador de vinhos cego que vivia feliz na região francesa de Champagne, em 1695. Um belo dia, ele resolveu lacrar as garrafas com cortiça seca, em vez de usar as velhas tampas de madeira com fios de corda embebidos em óleo. Resultado: o gás produzido durante a fermentação do vinho que, geralmente, consegue escapulir pelos poros da madeira, ficou preso pela rolha de cortiça. E assim surgia a nova bebida!.
A produção do vinho gasoso foi aperfeiçoada quando resolveram colocar açúcar e fermentos na bebida.

Até hoje, somente o champanhe feito com uvas daquela região pode levar o nome de Champagne: todos os outros devem receber o nome de vinhos espumantes! (Fonte: Canal Kids)
E pra dar água na boca, um trecho do filme Maria Antonieta de Sofia Copolla, delicie-se :

Um comentário:

  1. Meninos adorei a matéria...
    História é demais e nunca é demais...
    Beijokas saudosas...
    Allez!

    ResponderExcluir